Marinha e Exército realizam operação e impedem embarcações de acessar praia em Guarujá, SP
22/02/2026
(Foto: Reprodução) Marinha e Exército realizam operação para impedir acesso à praia em Guarujá
Divulgação/Capitania dos Portos de São Paulo
A Marinha do Brasil (MB) realizou uma operação conjunta com o Exército Brasileiro (EB) nas imediações da Praia do Moisés em Guarujá, no litoral de São Paulo, durante o Carnaval. O objetivo foi o impedir o acesso à Praia do Moisés, que pertence a União. Ao todo, 14 embarcações foram notificadas.
De acordo com a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) a operação foi realizadas entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A fiscalização teve como objetivo, coibir a presença de embarcações não autorizadas, com ou sem motor de propulsão, inclusive canoas, caiaques, pranchas, não permitindo o tráfego ou fundeio no interior de áreas militares.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Praia do Moisés está situada em área de propriedade da União, cedida ao Exército Brasileiro, e pertence ao Quartel-General do Comando de Defesa Antiaérea do Exército. Por se tratar de área militar, o acesso à praia é vedado a civis ou pessoas não autorizada.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A operação também teve o propósito de garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, através de orientações e fiscalização dos condutores de embarcações que trafegavam entre Santos e Guarujá.
Segundo a Capitania, foi realizado um total de 18 horas de fiscalização na água, resultando em 29 abordagens e 14 notificações. Todas as embarcações foram notificadas por navegar a menos de 200 metros das instalações militares.
Marinha e Exército realizam operação para impedir acesso à praia em Guarujá
Divulgação/Capitania dos Portos de São Paulo
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos